Prevenção de Quedas em Idosos
A queda em idosos é um grande problema contra a saúde e acomete com frequência esta população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil” ocasionados por diversos fatores, sendo eles pessoais e ou ambientais. Como fator de risco, podemos considerar a utilização de medicamentos ou o excesso deles, distúrbios de locomoção e cognição, falta de equilíbrio, sedentarismo e o ambiente.
Quando nos preocupar?
Quando chegamos à fase da terceira idade, encontramos diversas alterações em nosso corpo que nos leva a ter mais cuidado com nossas rotinas e atividades. Uma dessas mudanças é a sarcopenia (massa muscular diminui levando a fraqueza), lentidão de locomoção, perda de equilíbrio, fraturas e quedas, entre outros. Todos esses fatores levam o idoso a se tornar mais deprimido, menos ativo e realizando cada vez menos atividades que geravam prazer e satisfação
Indicações de tratamentos:
O principal objetivo da Fisioterapia é promover melhora da qualidade de vida para um envelhecimento saudável. Com a Fisioterapia é possível manter uma vida mais ativa através de exercícios de fortalecimento, flexibilidade, alongamento, treino para melhora do equilíbrio estático e dinâmico, propriocepção e atividades funcionais que promovem bem-estar físico e mental. Além da Fisioterapia, o MAT Pilates é um método que tem por objetivo auxiliar na manutenção da saúde de cada indivíduo, proporcionando bem-estar geral.
Fonte: Dra. Katia Regina P. Saba fisioterapia@doutoresdapostura.com.br