Serviços Públicos / Janeiro 01, 2023

Como Contratar uma Empregada Doméstica?

Contratar uma empregada doméstica é uma decisão repleta de variáveis. Tudo precisa de cuidado, desde a escolha da pessoa que você colocará na sua casa até os trâmites legais e burocráticos da relação. A verdade é que as pessoas têm tido uma rotina cada vez mais agitada, e por isso optam por contratar uma empregada doméstica, que pode auxiliar na arrumação e limpeza da casa, ou até dar uma olhada nos filhos, por exemplo, facilitando o dia a dia da família.

O processo de contratar uma empregada doméstica é cheio de detalhes que poderão refletir diretamente na sua relação com a trabalhadora. Seja na definição do salário, das funções ou até se algo não é considerado e vira motivo para ação trabalhista lá na frente Por isso, nada melhor do que um compilado com todas as informações necessárias para que você, empregador, esteja munido de conhecimento para passar por tudo isso tranquilamente. Então, se você está prestes a contratar uma empregada doméstica e quer garantir que não terá problemas e que fará um bom negócio, confira o nosso “Guia Completo – Como Contratar uma Empregada Doméstica?”

Como contratar uma empregada doméstica de confiança?

Quando você for contratar uma empregada doméstica, a primeira dificuldade vai ser encontrar alguém de confiança! Afinal, a pessoa que vai passar várias horas do dia na sua casa, cuidando de suas crianças, de idosos, dos seus bichinhos de estimação, e estar no seio familiar. Você deve procurar, acima de tudo, uma pessoa de caráter. O ideal é contratar uma empregada doméstica que já seja uma conhecida sua, pois assim você já vai saber se ela tem algumas características essenciais para a função, como:

Profissionalismo

É fato que quase todo o emprego doméstico seja revestido de um ar de informalidade. Até porque a doméstica passa muito tempo no seu lar – o lugar mais íntimo e reservado da família. Entretanto, é necessário estabelecer limites. E você, empregador, deve se posicionar de forma que evidencie a relação profissional, em que ambas as partes contam com direitos e deveres. Quando a doméstica não segue o profissionalismo, os limites legais são extrapolados, já que, por conta da intimidade, a doméstica acaba se achando livre para realizar as tarefas como bem entender. E é por isso que o empregador também deve dar o exemplo, registrando a doméstica na Carteira de Trabalho e cumprindo seus deveres, para que tenha o direito de cobrar seus direitos também. Contratar uma empregada doméstica que entende que existe o lado pessoal e o profissional, e que eles são coisas diferentes, é um excelente primeiro passo.

Organização

Quando se trata de emprego doméstico, organização é tudo. Por isso, é preciso que a doméstica tenha carinho, cuidado e zelo para com as suas coisas (para você não ter de chegar em casa e arrumar tudo de novo). Essa virtude também é essencial para que a doméstica cumpra as tarefas diárias com mais rapidez e eficiência.

Proatividade

Antes de mais nada, a doméstica precisa ter vontade de trabalhar, para que enxergue e resolva problemas, antes mesmo que você fique sabendo. Isso vai te livrar de muita dor de cabeça. Além disso, precisa também ser comunicativa, para que o ambiente de trabalho seja agradável. Contratar uma empregada doméstica que faz pouco caso ou até desdenha do trabalho pode ser um grande problema no curto, médio e longo prazo.

Experiência e indicação

É bom que a funcionária já saiba como funciona a relação de trabalho, já que, querendo ou não, já ter feito parte de uma, conta muito para que se evitem problemas. Se você contratar uma empregada doméstica que tenha recomendações, melhor ainda! Isso quer dizer que ela já fazia um bom trabalho, o que aumenta as chances de fazer um bom trabalho para você também. É claro que as funcionárias experientes podem custar um pouco mais, mas pode valer muito a pena fazer esse investimento. Agora, se você não tem tantas exigências, pode pensar em contratar uma empregada doméstica sem experiência, até porque a maioria dos empregadores geralmente não precisa que a doméstica realize tarefas muito complexas. Contratar uma empregada doméstica sem experiência prévia e com vontade de aprender e fazer bem feito pode ser um ótimo custo benefício se você tiver paciência para explicar suas preferências sobre a arrumação da casa e os cuidados com outras tarefas domésticas.

1 Comentário

Image
Ricardo Almeida 01 Jan 2023

Aqui em Araras interior de São Paulo, nossa prefeitura só funciona na base das ameaças!!!

ACHEI19

Achei19 é uma revista eletrônica da região (019) de São Paulo.

Acesso Rápido

© Verum Design. Todos os direitos resservados. Designed by HTML Codex