Ferrovias no interior / 01 julho de 2023

CONCHAL(antiga ENGENHEIRO COELHO) Município de Conchal, SP

HISTORICO DA LINHA: A Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios da velha Funilense.

A ESTAÇÃO: A estação de Conchal foi inaugurada em 1912 pela Funilense, para atender o núcleo colonial Visconde de Parnahyba, estabelecido pelo Governo do Estado dois anos antes, em terras da fazenda Conchal, então pertencente ao município de Mogi-Mirim. Relatórios estaduais afirmam claramente que a linha até Conchal foi aberta ao tráfego em 2 de julho de 1912 e não dezembro de 1913 como informam algumas fontes.A cidade formou-se a partir do núcleo colonial e a estação tomou o nome da fazenda, pois foi o dono desta fazenda, Alfredo Eduardo de Oliveira, que fez o acordo de terras com a ferrovia.

Em 1920, o relatório do Presidente do Estado ao Congresso estadual informava que "em Visconde de Indaiatuba, servido pela estação Engenheiro Coelho, estão em montagem uma usina de açúcar e uma fábrica de manteiga". Veja a menção ao nome atual da estação - o relatório foi emitido em 1921. Neste mesmo ano, linha e estação passaram a fazer parte da malha da Sorocabana, que passou a administrar a linha, incorporando-a sob o nome de ramal de Pádua Salles. Esta estação, no entanto, era a de Conchal - o nome de Engenheiro Coelho ainda vigorava nela. (ver caixa abaixo). Veja também que os nomes do núcleo colonial não batem - Visconde de Parnahyba (1912, veja lá em cima no texto) ou Visconde de Indaiatuba (1920, neste parágrafo)? Este último era o correto, na verdade. Em 1/setembro de 1923, a estação, até aqui chamada de Engenheiro Coelho, passou a chamar-se Conchal. A estação foi desativada em 1960, com a linha, mas ainda existe: restaurada, não tem mais a cobertura da plataforma. Está ali, no "fim" da cidade, até que bem conservada e servindo de escola, com um pátio enorme à sua volta, meio que esquecido por todos...

"Sou fanático por estradas de ferro, pois na minha infância na cidade de Conchal, SP, existia o hoje extinto ramal de Pádua Sales da Funilense. Todas as noites, não exatamente as 20h12' como era o seu horário (das 8h12' em diante como dizia o último chefe da estação, Sr. Gregório Jose Bechara) desciamos em grupo de 12 a 15 amigos até a estação para ver o trem chegar. A maioria das vezes era somente o Sr. Maurício Heremann, o estafeta, quem descia do trem. Era a única coisa que havia de entretenimento durante à noite em Conchal e lembro que as ruas eram fracamente iluminadas pela antiga SACERC - S/A - Centrais Elétricas de Rio Claro. O trem passava e o jeito era voltar para casa e esperar pelo dia seguinte. Quando a ferrovia foi desativada eu tinha de 13 para 14 anos, mas ela deixou muitas saudades" (Ettore Manoel Gaspar, Matão, 10/2002). (VER FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO ANTIGO PÁTIO FERROVIÁRIO RESTAURADO EM 30/6/2008: 1 E 2. VEJA TAMBÉM A INAUGURAÇÃO DE 4/12/2009. VEJA AS CASAS FERROVIÁRIAS DO OUTRO LADO DA ANTIGA ESTRADA DE CONCHAL)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/conchal.htm

1 Comentário

Image
Ricardo Almeida 01 Jan 2023

Vamos participar desse portal da nossa região!!!

ACHEI19

Achei19 é uma revista eletrônica da região (019) de São Paulo.

Acesso Rápido

© Verum Design. Todos os direitos resservados. Designed by HTML Codex