Serviços Públicos / Janeiro 01, 2023

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1877-1971) FEPASA (1971-1998)

Ramal de Descalvado - km 134,515 SP-0967 Altitude: 611,0 m Inauguração: 10.04.1877 Uso atual: sala para uso de computadores (Prefeitura Municipal) (2016) sem trilhos Data de construção do prédio atual: 1891

HISTORICO DA LINHA: Em 1877, a Paulista abria o primeiro trecho, partindo de Cordeiros até Araras, do que seria o prolongamento de seu tronco. Em 1880, a linha, com o nome de Estrada do Mogy-Guassú, atingia Porto Ferreira, na mesma época em que a autorização para cruzar o Mogi e chegar a Ribeirão Preto foi indeferida pelo Governo Provincial, em favor da Mogiana. A linha, então, foi desviada para oeste e atingiu Descalvado no final de 1881, seu ponto final. Em 1916, as modificações da Paulista na área entre Rio Claro e São Carlos, na linha da antiga Rio-Clarense, fizeram com que o trecho fosse considerado como novo tronco, deixando a linha a partir de Cordeiros como o Ramal de Descalvado. Desde o começo em bitola larga (1,60m), ele funcionou para trnes de passageiros até julho de 1976 (Pirassununga-Descalvado) e até fevereiro de 1977 (Cordeirópolis-Pirassununga). Trens cargueiros andaram pela linha até o final dos anos 1980. Abandonado, o ramal teve os trilhos arrancados entre 1996 e 2003.

A ESTAÇÃO:

A estação do Manuel Leme foi inaugurada em 1877, como ponta de linha, em terras desertas do fazendeiro de mesmo nome. Pouco tempo depois, seu nome já havia sido reduzido para Leme. Cerca de um ano depois, os trilhos foram prolongados até Pirassununga. Em torno da estação, a cidade foi se formando, e, menos de vinte anos depois, já se tornava município (1892). Em 1891, um novo prédio havia sido construído, para substituir o anterior, de madeira, já em péssimas condições (veja caixa de 1886, abaixo). O armazém foi ampliado em 1895, e em 1904 foi construída a casa do mestre de linha. Em 1916, a (segunda, de 1891) estação do Leme foi derrubada e construiu-se o prédio atual. Não está claro se este prédio é uma grande reforma do anterior, que tinha os tijolos aparentes. Mais casas para os empregados foram erigidas em 1917 e o armazém foi mais uma vez ampliado em 1924. Uma das histórias contadas sobre Leme dizem que o ator Errol Flynn teria desembarcado na estação completamente bêbado, juntamente com outros atores de Hollywood, levados a passeio no ramal por volta de 1954. Depois da passagem do último trem de passageiros em 18 de fevereiro de 1977, a estação ainda permaneceu aberta até cerca de 1990, quando começou o abandono. Alguns anos depois foi reformada e passou a abrigar a Casa da Cultura de Leme e o armazém passou a abrigar um museu. Os trilhos do trecho foram retirados em dezembro de 1997. A estação deixou de ser a Casa da Cultura, foi abandonada - estava assim em julho de 2008 - e em novembro de 2009 tornou-se um terminal urbano de ônibus, com seu pátio no local dos trilhos. Em 2020 foi restaurada e tornou-se novamente um centro cultural.

1 Comentário

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Ricardo Almeida 01 Jan 2023

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