Quer aprender sobre vinhos? Encontrou o post perfeito!
Se tomar uma taça de vinho já é um prazer enorme, imagina conhecer o mundo vasto e maravilhoso que existe por trás da cultura dessa bebida, combinações, uvas, estilos? Para falar desse universo, elaboramos este artigo para quem quer aprender sobre vinho, ir além da garrafa e começar a entender sobre plantio, harmonização com alimentos, processo de elaboração e como o vinho também atua na nossa saúde, caracterizando-se como uma bebida perfeita. Se você quer melhorar sua experiência na próxima taça de vinho, continue lendo, anote as dicas e tenha um ótimo brinde.
Entenda o que é a enologia
Vinho não é uma simples bebida, mas algo que conta a história de onde veio, de sua fabricação e ajuda a criar histórias a partir das sensações que provoca a cada gole. Prova dessa importância é que existe uma ciência para estudar tudo relacionado à bebida — a enologia. Ela analisa a produção, a conservação, o solo, a vindima, o envelhecimento e todo e qualquer outro fator que possa influenciar o sabor e a história do vinho. A enologia é estudada em faculdade — as principais ficam na França e na Itália. No Brasil, a única instituição que oferece bacharelado nessa área é a Universidade Federal do Pampa, no Sul. Mas você não precisa ter essa formação para saber um pouco mais sobre vinho.
Entender o seu processo de elaboração
Vinhos não são todos iguais. A partir de seu processo de elaboração, sua origem, armazenamento e envelhecimento, teremos um resultado de sabor na garrafa. Quando você conhece todos esses aspectos, vai achando também os tipos de vinho que mais apetecem o seu paladar ou despertam a sua curiosidade. Se um vinho tem um resultado único a partir de sua origem ou elaboração, pode causar o mesmo impacto em sua refeição. Mas é preciso aprender a encontrar o equilíbrio entre a bebida e o que vai servir. Ao harmonizar comida e bebida, você aprenderá que tipo de vinho acentua certo sabor e como obter uma refeição ainda mais saborosa. Um peixe delicado, por exemplo, pede um vinho leve, um sauvignon blanc, que não interfere no seu sabor. Já uma carne vai bem com vinhos de acidez mais acentuada, como o tannat. Mas as combinações são incontáveis e os resultados, gratas surpresas.
Fonte: Trechos do site https://atabua.com.br/aprender-sobre-vinho/